top of page

O que é Neotantra? Compreendendo o Tantra Moderno e o Clássico

  • Foto do escritor: Kamala Yogini
    Kamala Yogini
  • 30 de jul.
  • 4 min de leitura

Quando a maioria das pessoas fala sobre Tantra hoje em dia, especialmente nos países ocidentais, elas provavelmente estão falando sobre Neotantra.

Neotantra.
Neotantra.

O que é Neotantra?


O Neotantra é um desdobramento moderno da prática tradicional do tantra, que, ao contrário do que se pode ouvir na cultura pop, não se resume apenas a sexo. O tantra clássico refere-se a várias práticas religiosas antigas hindus, budistas e jainistas, todas centradas na busca pelo despertar espiritual completo. O sexo tântrico era apenas uma parte desse caminho, embora não necessariamente a principal. A versão do tantra que se concentra na sexualidade que a maioria de nós conhece hoje é, na verdade, o Neotantra . Às vezes chamado de sexualidade sagrada, o Neotantra é um caminho espiritual orientado pela sexualidade, enraizado em filosofias que enfatizam a importância da presença e o poder do toque.


Abaixo estão algumas das principais diferenças entre o tantra clássico e o neotantra que falam sobre as evoluções filosóficas e mudanças baseadas na prática do pensamento tântrico. 


Tantra clássico versus Neotantra: 5 diferenças.


1. O Tantra clássico não se concentra no sexo, enquanto o Neotantra se concentra.

O tantra clássico baseia-se em uma coleção de textos antigos de várias seitas do budismo, hinduísmo e jainismo, que datam do século VII. Em vez de girar em torno do sexo, o foco do tantra clássico é a iluminação e a consciência. Trata-se realmente de libertar o corpo, abrir nossas energias para nos curarmos e nos tornarmos seres completos. 

Em vez de focar em sexo, o tantra clássico envolve mais mantras, yantras e rituais. "Não envolve muitas práticas sexuais; mesmo que existam algumas, elas são principalmente por meio de visualização".


O Neotantra surgiu como uma adaptação mais moderna do tantra clássico ao longo dos últimos 150 anos, e foca na sexualidade sagrada como sua principal prática, objetivo e caminho para a transcendência.


2. Algumas formas de sexo podem ser consideradas pecaminosas no Tantra clássico.


Enquanto o Neotantra se concentra em assumir e experimentar a própria sexualidade, o tantra clássico faz muito menos uso de práticas sexuais. De fato, se uma prática sexual não ajuda a transformar as pessoas envolvidas ou a auxiliá-las em seu caminho rumo à transcendência, o sexo pode até ser considerado pecaminoso em algumas formas de tantra clássico.

O Neotantra é muito mais exploratório sexualmente. "No Neotantra, a energia sexual é considerada a energia mais potente disponível para o praticante explorar e mergulhar mais profundamente nas várias cores do ser vivo nesta forma humana". Portanto, pode incluir interação sexual consciente como parte da prática.


3. O tantra clássico tem mais elementos religiosos.


O tantra clássico tem raízes bastante religiosas: "Inclui o Shaivismo da Caxemira, uma vertente de filosofias religiosas da Caxemira e da Índia, e o caminho budista Vajrayana da Índia e do Tibete". Esses caminhos geralmente envolvem estudo sério e dedicação pessoal, práticas meditativas e podem incluir vários elementos de ritual.

Algumas práticas clássicas do tantra envolvem diretamente workshops sobre divindades, e outros relatos do tantra clássico até descrevem o uso de magia, feitiçaria e outros elementos sobrenaturais.


O Neotantra, embora de natureza muito espiritual, é muito mais baseado na experiência psicossomática, bem como no trabalho energético. (Incluindo, por exemplo, orgasmos energéticos .)


4. O Neotantra não se baseia em escrituras antigas.


A maior parte do tantra moderno (também conhecido como neotantra) é ensinada por professores e escolas individuais, e raramente você receberá uma escritura antiga para analisar durante as aulas. Se eles se baseiam em algum material, diz Dhyan, os livros são, na maioria das vezes, escritos por professores de neotantra nos últimos anos. (Existem algumas seitas de praticantes de neotantra que integram tantra clássico e neotantra em suas práticas. Quando isso acontece, os praticantes costumam usar o texto clássico Vigyan Bhairava Tantra.)

Em certo sentido, o neotantra é mais acessível nesse sentido, dada sua abordagem aberta e personalizável, que inclui diferentes ensinamentos e múltiplas filosofias. A ausência de dependência de escrituras antigas também permite que os praticantes aprendam com uma ampla gama de professores.


5. O Tantra clássico geralmente requer iniciação direta, diferentemente do Neotantra.


O tantra clássico exige que os discípulos passem por um processo de iniciação com um guru ou seita. Dhyan observa que, em qualquer sistema espiritual clássico, a iniciação direta é considerada uma forma integral de garantir a transmissão da sabedoria. Embora rituais e cerimônias de iniciação específicos possam variar, o aspecto principal do processo é o recebimento, pelos alunos, das bênçãos de um guru ou líder espiritual.


O Neotantra adota uma abordagem diferente: "Embora muitas pessoas sejam iniciadas por seus professores, gurus ou seitas, isso não é considerado obrigatório", explica Dhyan. Isso dá aos praticantes a liberdade de transitar de uma seita ou professor para outro. 


6. O Neotantra é mais democratizado que o tantra clássico.


Praticantes de tantra clássico confiam nos ensinamentos e na aceitação de um sistema de gurus frequentemente fechado e exclusivo. O Neotantra é muito mais acessível e menos limitante em relação a quem pode praticar e vivenciar os benefícios. O Neotantra enfatiza o autoconhecimento, a autocura e o empoderamento interior e, portanto, os praticantes podem frequentar qualquer escola, professor ou retiro para compreender e aprender mais sobre a prática. Existem inúmeras fontes de conhecimento e sabedoria para os praticantes explorarem, o que torna o Neotantra um método ilimitado para alcançar a transcendência espiritual.

Para alguns praticantes tântricos, a forma aparentemente democratizada do neotantra é pouco ortodoxa, dados seus ensinamentos e práticas frequentemente experimentais. No entanto, os praticantes do neotantra frequentemente celebram as inúmeras oportunidades de crescimento espiritual e autorrealização, que são mais personalizadas e menos limitadas por restrições.


O neotantra e o tantra clássico compartilham as mesmas raízes. 


Dhyan diz que o neotantra é tão diferente do tantra clássico que quase não faz sentido ter a palavra "tantra" nele. Mas a verdade é que o tantra em geral não tem um significado único, e professores, acadêmicos e praticantes frequentemente discordam sobre os princípios e crenças fundamentais do tantra.

"Embora o neotantra se concentre principalmente na sexualidade sagrada como meio de alcançar a sacralidade, os adeptos também realizam práticas com outros propósitos espirituais", acrescenta ela. Essas práticas incluem "o fortalecimento das energias femininas e masculinas, técnicas de liberação emocional, trabalho bioenergético, aprendizado do sistema de chakras e práticas taoístas".


Nesse sentido, o neotantra é semelhante ao tantra clássico na busca pela transcendência pessoal.

.


Fonte: https://www.mindbodygreen.com/articles/what-is-neotantra-vs-classical-tantra


 
 

R. Sabiá, 384, Moema

  • Instagram

©2023 por Kamaladevi. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page