3 Técnicas de Meditação ativa criadas por OSHO que podem transformar sua vida.
- Kamala Yogini
- 29 de mai.
- 5 min de leitura

OSHO Kundalini Meditation
O melhor horário para fazer esta meditação é ao pôr do sol ou no final da tarde. Ficar totalmente imerso no tremor e na dança dos dois primeiros estágios ajuda a "derreter" o ser rígido como uma rocha, onde quer que o fluxo de energia esteja reprimido e bloqueado. Então essa energia pode fluir, dançar e se transformar em êxtase e alegria.
A meditação deve ser feita com a música específica da OSHO Kundalini Meditation, que apoia energicamente e indica os diferentes estágios. (disponível no Spotify)
Instruções: A meditação dura uma hora e tem quatro estágios. A meditação termina quando você ouve três batidas de gongo.
Primeiro Estágio: 15 minutos
Solte-se e deixe todo o seu corpo tremer, chacoalhar, sentindo as energias subindo dos seus pés. Solte-se completamente e torne-se o tremor. Seus olhos podem estar abertos ou fechados.
Segundo Estágio: 15 minutos
Dance - da maneira que você sentir, e deixe o corpo inteiro se mover como quiser. Seus olhos podem estar abertos ou fechados.
Terceiro Estágio: 15 minutos
Feche os olhos e fique parado, sentado ou em pé - testemunhando o que está acontecendo por dentro e por fora.
Quarto Estágio: 15 minutos
Mantendo os olhos fechados, deite-se e fique parado
OSHO Dynamic Meditation
Esta meditação é uma maneira rápida, intensa e profunda para quebrar velhos padrões enraizados no corpo-mente que mantem a pessoa presa ao passado, para experimentar expansão, liberdade, o testemunhar, o silêncio e a paz que estão escondidos por trás desses muros da prisão.
A meditação deve ser feita com sua música específica da OSHO Dynamic Meditation, que apoia e indica os diferentes estágios. (disponível no Spotify)
Instruções: A meditação dura uma hora e tem cinco estágios. Mantenha os olhos fechados todo o tempo, usando uma venda nos olhos, se necessário. Esta é uma meditação na qual você deve estar continuamente alerta, consciente, atento, independentemente do que fizer. Permaneça uma testemunha. E quando - no quarto estágio - você se tornar completamente inativo, congelado, esse estado de alerta atingirá seu auge.
Primeiro Estágio: 10 minutos
Respire caoticamente pelo nariz, deixe a respiração ser intensa, profunda, rápida, sem ritmo, sem padrão - e concentrando-se sempre na expiração. O corpo cuidará da inalação. A respiração deve se mover profundamente nos pulmões. Faça isso o mais rápido e o máximo que puder, até literalmente se tornar a respiração. Use os movimentos naturais do corpo para ajudá-lo a aumentar sua energia. Sinta essa energia aumentando, mas não solte durante o primeiro estágio.
Segundo Estágio: 10 minutos
EXPLODA!... Solte tudo o que precisa ser jogado fora. Siga seu corpo. Dê ao seu corpo a liberdade de expressar o que estiver lá. Enlouqueça totalmente. Grite, berre, chore, salte, chute, sacuda, dance, cante, ria; jogue-se por aí. Não esconda nada; mantenha todo o seu corpo em movimento. Um pouco de atuação geralmente ajuda você a começar. Nunca permita que sua mente interfira no que está acontecendo. Conscientemente enlouqueça.
Terceiro Estágio: 10 minutos
Com os braços erguidos acima da cabeça, pule para cima e para baixo gritando o mantra: “Hoo! Hoo! Hoo! (RU, RU, RU) o mais profundamente possível. Cada vez que você pousar, com os pés inteiros no chão, deixe o som martelar profundamente no centro sexual. Dê tudo de você até esgotar-se completamente.
Quarto Estágio: 15 minutos
PARE! Congele onde quer que esteja, em qualquer posição em que se encontre. Não organize o corpo de forma alguma. Uma tosse, um movimento, qualquer coisa, dissipará o fluxo de energia e o esforço será perdido. Seja testemunha de tudo o que está acontecendo com você.
Quinto Estágio: 15 minutos
Comemore! Com música e dança expresse o que sentir. Leve sua vitalidade com você ao longo do dia.
Nota: Se você não puder fazer barulho no local em que está meditando, você pode fazer essa alternativa silenciosa: em vez de emitir sons, deixe a catarse no segundo estágio ocorrer inteiramente por meio de movimentos corporais. Na terceira etapa, o som Hoo! pode ser uma martelada interna silenciosa, e o quinto estágio pode se tornar uma dança expressiva.
OSHO explica sobre esta meditação: “Permaneça uma testemunha. Não se perca. Respire o mais rápido possível, traga sua energia total para a respiração, mas continue sendo uma testemunha. Observe o que está acontecendo como se você fosse apenas um espectador, como se tudo estivesse acontecendo com outra pessoa, como se tudo estivesse acontecendo no corpo e a consciência estivesse apenas centrada e olhando. Esse testemunho deve ser realizado em todas as três etapas. E quando tudo parar, e no quarto estágio você ficar completamente inativo, congelado, esse estado de alerta atingirá seu auge.”
“Leva tempo - são necessárias pelo menos três semanas para sentir a sensação e três meses para mudar para um mundo diferente. Mas isso também não é fixo. Difere de indivíduo para indivíduo. Se sua intensidade é muito grande, isso pode acontecer em três dias.”
OSHO Chakra Breathing Meditation
Essa meditação ativa utiliza respiração profunda e rápida e movimento do corpo para abrir e trazer consciência, vitalidade e movimento a cada um dos sete chakras e, assim, à sua vida. A música e os sinos apoiam o processo e indicam o início de cada estágio. A meditação é melhor realizada com o estômago vazio.
O "mapa" abaixo é usado para indicar as localizações aproximadas dos chakras:
1. Chakra base: o centro sexual, pelve inferior
2. Chakra sacral: logo abaixo do umbigo
3. Chakra do plexo solar: acima do umbigo, abaixo do esterno
4. Chakra do coração: no meio do peito
5. Chakra da garganta: na garganta
6. Chakra do terceiro olho: entre as sobrancelhas
7. Chakra da coroa: topo da cabeça
A meditação deve ser feita com sua música específica da OSHO Chakra Breathing Meditation. (disponível no Spotify)
Instruções: A meditação dura uma hora e tem dois estágios. A meditação termina quando você ouve três batidas de gongo. Seus olhos permanecem fechados todo tempo.
Primeiro estágio: 45 minutos
Fique em pé, com os pés levemente afastados, o corpo solto e relaxado. Com a boca aberta, respire profunda e rapidamente no primeiro chakra, com igual ênfase na inspiração e na expiração. Mantenha sua atenção na área pélvica, onde o primeiro chakra está localizado. Respire em um ritmo que seja confortável e tome consciência dos sentimentos e sensações do chakra. Toda vez que ouvir um sino, mova a mesma respiração profunda e rápida até o próximo chakra, deixando sua respiração mais rápida e suave. Você respirará duas vezes mais no sétimo chakra do que no primeiro. Você pode chacoalhar, alongar, girar ou mover seu corpo e mãos como sentir vontade, mas seus pés permanecem parados. Depois de iniciar a respiração e o movimento do corpo, o movimento se tornará contínuo e sem esforço. Depois de respirar no sétimo chakra, você ouvirá três sinos. Agora deixe sua respiração e consciência voltarem a descer através de cada chakra, sua respiração desacelerando de chakra para chakra. Você tem cerca de dois minutos para voltar ao primeiro chakra. Permita que todo o espectro de chakras de cima para baixo misturem-se em um arco-íris de energia.Após essa sequência, permaneça em silêncio por um momento e inicie a próxima sequência. Você completará três seqüências inteiras para cima e para baixo.
Segundo estágio: 15 minutos
Após a terceira sequência de respiração, sente-se relaxado e em silêncio. Permaneça uma testemunha do que está acontecendo dentro, sem julgamento.
Fonte: https://www.osho.com/pt/meditation




